Liderança e Mudanças Climáticas é tema do Seminário Internacional do Lead na China

Este ano o Seminário Internacional do LEAD (Leadership for Environment and Development) ocorreu em Pequim, na China. O encontro teve como tema “Liderança e Mudanças Climáticas: Impactos, inovações e interdependência”.

As mudanças climáticas são uma ameaça global real e urgente. O Seminário Internacional organizado pelo LEAD Internacional reuniu mais de 150 fellows de diversos setores, culturas e regiões para explorar os desafios e as oportunidades apresentadas pelas mudanças climáticas. Do Brasil, estiveram presentes 11 fellows da turma 14 do Lead.

Através de treinamento intensivo, os participantes adquiriram conhecimento para fortalecer sua liderança e seu autoconhecimento para melhorar desenvolver suas habilidades e sua capacidade de atuar como agentes de mudança.

Os participantes também tiveram a oportunidade de aprender e se inspirar com as iniciativas dos outros participantes, compartilhando experiências de todo o mundo e construindo valiosas redes pessoais e profissionais.

Os eixos temáticos do Seminário foram:

1. Adaptação: Água, Floresta e Agricultura

A adaptação aos impactos relacionados às mudanças climáticas

é uma “missão” presente e iminente para muitos dos países em desenvolvimento no mundo. Os efeitos mais graves das alterações climáticas serão sentidas pelas comunidades mais pobres e mais vulneráveis.

2. Tecnologias Limpas e Vida Urbana

Desde 2008, e pela primeira vez na história, mais humanos

vivem em cidades do que nas áreas rurais. Esta tendência deverá manter-se a um ritmo acelerado em todo o mundo. As cidades são fator significativo e crescente de fonte de emissões globais de carbono. Entretanto, eficientes soluções urbanas, como prestação de serviços de baixa emissão de carbono, podem trazer enormes benefícios para as economias.

3. Mudança Climática e Negócios – Green New Deal

O setor privado tem um papel importante na luta

contra as mudanças climáticas. Utilizando-se de seu poder econômico, conhecimento, capacidade de inovação e da grande influência que exercem na economia, as empresas que hoje são responsáveis por grande parte das emissões poderão se tornar líderes de uma economia de baixo carbono.

4. A Matriz Energética do Futuro

O desenvolvimento humano foi possível em grande

parte pelo acesso a energia, e continuará a depender de energia no futuro. O dilema enfrentado por grande parte do mundo é: como continuar esse desenvolvimento com baixa emissão de carbono?

Para mais informações, acesse http://china2009.lead.org.

Leia também:

O clima na China – O Seminário Internacional a partir da Perspectiva de Natalie Unterstell (fellow 14): http://www.abdl.org.br/article/static/3972