|
Evento marca a abertura da edição Empreendimentos Sustentáveis
No dia 9 de junho, foi realizado no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima em São Paulo o evento de lançamento do projeto Práticas de Sustentabilidade, parceria entre a ABDL e o Instituto HSBC Solidariedade, com a abertura da edição Empreendimentos Sustentáveis.
O evento iniciou com a apresentação de Sergio Talocchi, Coordenador de Projetos da ABDL, que destacou o momento atual da organização, nascida no início da década de 90 para promover o Programa LEAD no Brasil, e que hoje atua com foco em redes e diálogos e programas de formação temáticos e/ou territoriais. “A experiência acumulada no Programa LEAD nos permitiu desenvolver metodologias de formação que resultassem em maiores impactos para o desenvolvimento sustentável”, comentou. “Estamos terminando o primeiro programa de formação em redes para o desenvolvimento com um resultado incrível, que teremos a chance de compartilhar em um seminário aberto ao público no mês de julho”, afirmou Talocchi.
Para saber mais sobre o Seminário Redes e Desenvolvimento, clique aqui
Instituto HSBC Solidariedade apresenta portfólio de ações
Em seguida, Fátima Lima, do Instituto HSBC, destacou as ações que o instituto vem desenvolvendo em todo o Brasil. Criado em março de 2006, o Instituto HSBC é responsável por direcionar o Investimento Social do Grupo HSBC no Brasil, por meio de seleção de projetos, por promover a captação de recursos na sociedade por meio de articulação de atitudes solidárias de colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade por um mundo mais feliz, e também interage com o Grupo HSBC para o lançamento de investimentos, produtos e serviços com aspectos sociais e ambientais. Em 2005, foram apoiados 109 projetos, beneficiando quase 11 mil pessoas. Foram investidos mais de 6 milhões de reais em 2005.
Fátima Lima destacou os projetos nas áreas de Educação, Comunidade e Meio Ambiente, pilares da atuação da organização, e os novos editais de projetos lançados recentemente pelo Instituto. “Estamos selecionando na área de meio ambiente projetos de uso de fontes limpas e renováveis de energia em comunidades de baixa renda, e também na área de educação projetos de cunho educacional que tenham foco na qualificação de escolas rurais”, completou.
Para saber mais sobre a seleção de projetos do HSBC, clique aqui
LEAD e HSBC: parceria global
O Coordenador de Mobilização da ABDL, Daniel Chang, apresentou o projeto Práticas de Sustentabilidade e ressaltou a parceria global entre a Rede LEAD e o Grupo HSBC. “A parceria foi iniciada no ano passado, com a criação na Europa do HSBC GIF Sustainability Leaders Fund, um fundo de investimento cuja carteira é composta por empresas com alto grau de compromisso com o desenvolvimento sustentável onde parcela da taxa de administração é revertida para apoiar iniciativas desenvolvidas pela Rede LEAD no mundo”.
Para Chang, tanto a Rede LEAD como o HSBC tem procurado atuar com ações concretas para a promoção da sustentabilidade, e é natural a convergência das organizações para desenvolver iniciativas conjuntas. “Ambas atuam globalmente, valorizam a diversidade e promovem ações no plano local. No Brasil, estamos felizes por iniciar a parceria com um projeto que ajuda a disseminar experiências concretas, em um momento que vivemos no país de grande inovação na gestão das empresas e surgimento de tecnologias sociais”, afirmou.
Como o evento teve a proposta de abrir a edição Empreendimentos Sustentáveis, foi convidada Tetê Leal, Coordenadora da COOPA-ROCA, para apresentar a experiência da cooperativa e ilustrar os casos que serão apresentados nesse tema.
Clique aqui para saber como foi a apresentação sobre a COOPA-ROCA
Ao término do evento, Enrique Svirsky, Secretário Executivo Adjunto do Instituto Socioambiental (ISA), apresentou o novo vídeo da campanha Y Ikatu Xingu, pela proteção e recuperação das nascentes e matas ciliares do rio.
Para saber mais sobre essa campanha, clique aqui
Empreendimentos Sustentáveis tem fórum virtual e evento em Curitiba
A edição Empreendimentos Sustentáveis terá como estudos de caso, além da COOPA-ROCA, as experiências do Núcleo de Economia da Floresta, do Projeto Saúde e Alegria, e o projeto Arte Baniwa. Durante o mês de junho, um fórum virtual sobre o tema empreendimentos sustentáveis estará aberto, com referências, links, artigos de interesse e outras informações para a troca de experiências entre as pessoas. Para acessar o Fórum Práticas, clique no link: http://forum.praticas.org.br
O evento com a apresentação dos casos será realizado no dia 14 de julho, no Teatro HSBC em Curitiba.
Saiba mais:
Práticas de Sustentabilidade
Instituto HSBC Solidariedade
ABDL
Rede LEAD
|