|
O Instituto Socioambiental - ISA contrata assessores para atuarem junto a projetos dos Yanomamis
O Instituto Socioambiental (ISA) é uma associação civil, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 22 de abril de 1994, por pessoas com formação e experiência marcante na luta por direitos sociais e ambientais. O ISA tem como missão institucional defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. Produz estudos, pesquisas, projetos e programas que promovam a sustentabilidade socioambiental, divulgando a diversidade cultural e biológica do país.
O ISA Pró-Yanomami tem por objetivo defender os direitos territoriais, culturais e civis dos Yanomami, tendo surgido em janeiro de 2009 quando o ISA passou a gerenciar os projetos até então desenvolvidos pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY). Nesse sentido, o ISA assumiu a missão da CCPY e incorporou sua equipe e financiamentos, dando continuidade às ações que se organizam em duas frentes: o Projeto de Educação Yanomami (PEY) e o Projeto Gestão Territorial Yanomami (GT).
O Instituto Socioambiental (ISA Pró-Yanomami) está contratando três pessoas para atuarem junto aos Yanomami através dos seguintes projetos:
- 01 assessor pelo Projeto Gestão Territorial Yanomami (GT):
O GT busca promover a reflexão sobre a ocupação territorial da Terra Indígena Yanomami (TIY) e entorno, desenvolvendo ações de manejo agro-florestal, piscicultura e apicultura; elaborando diagnósticos socioambientais; promovendo a fiscalização e vigilância territorial; acompanhando as políticas públicas, especialmente sobre saúde e mineração; e assessorando a Hutukara Associação Yanomami que é a parceira direta do ISA em todas essas ações.
O assessor contratado deverá acompanhar o planejamento e execução das atividades relacionadas ao Projeto, articulando com todos os atores envolvidos em cada frente de ação – comunidades, consultores especialistas, coordenação, Hutukara, parceiros governamentais e não governamentais – e também registrar e socializar cada etapa de desenvolvimento através da elaboração e circulação de relatórios.
- 02 assessores pedagógicos pelo Projeto de Educação Yanomami (PEY):
O PEY busca o reconhecimento oficial da rede escolar yanomami multilíngüe que respeite os processos próprios de aprendizagem, as propostas pedagógicas, que possua subsídios didáticos próprios e que seja formada por um quadro de docentes yanomami e mantida pelo governo brasileiro. Suas ações são voltadas principalmente à formação e certificação dos professores yanomami, ao apoio às escolas, à produção de materiais didáticos bilíngües e a referenciar políticas públicas educacionais adequadas ao contexto yanomami.
Os assessores contratados deverão realizar as seguintes atividades:
- assessor pedagógico de campo: dar acompanhamento pedagógico aos professores yanomami; assessorar a produção de materiais didáticos; orientar o desenvolvimento de pesquisas; planejar; acompanhar e ministrar cursos de formação e também registrar e socializar cada atividade desenvolvida através da elaboração e circulação de relatórios.
- assessor pedagógico na cidade: organizar o arquivo do projeto (digital e impresso); sistematizar e organizar a documentação dos professores mantendo atualizados os históricos e as pastas dos professores em formação; criar e manter um banco de dados do projeto e dos professores; acompanhar os professores yanomami e a coordenação do projeto nas reuniões com os órgãos públicos relacionados à educação; digitar e organizar textos nas línguas yanomami e escanear imagens para viabilizar a produção de materiais didáticos; redigir ofícios, cartas e documentos; acompanhar os cursos de formação; e registrar e socializar todas as atividades através da elaboração e circulação de relatórios.
Requisitos desejáveis:
-
Interesse em trabalhar em contato direto com os Yanomami;
-
Disponibilidade e interesse em aprender a língua yanomami;
-
Facilidade para relacionamento;
-
Organização;
-
Disponibilidade para morar em Boa Vista/RR;
-
Disponibilidade para viagens;
-
Disposição física para o trabalho em área de floresta remota, incluindo caminhadas, deslocamentos de avião e barco;
-
Interesse por temas relacionados à educação e gestão territorial;
-
Experiência profissional compatível à vaga pretendida;
-
Formação superior compatível à vaga pretendida;
-
Conhecimentos de cartografia e geo-referenciamento (no caso do GT);
-
Conhecimento em informática: Word, Excel, tratamento de imagem, diagramação;
-
Disponibilidade para trabalhar por mais que dois anos.
Condições:
-
Emprego em CLT conforme legislação vigente;
-
Contrato de experiência por 60 (sessenta) dias;
-
Benefícios: seguro saúde, auxílio alimentação e seguro de vida.
Os interessados devem enviar Curriculum Vitae acompanhado de uma carta de intenções onde manifeste os motivos que o levam a querer trabalhar no projeto e sua pretensão salarial.
Para a vaga de assessor do Projeto Gestão Territorial Yanomami, enviar a documentação solicitada para o e-mail
marcos@socioambiental.org
Para as vagas de assessores do Projeto Educação Yanomami, enviar a documentação solicitada para o e-mail
lidia@socioambiental.org indicando no “ assunto” do e-mail se quer concorrer à vaga de “assessor pedagógico de campo”, “ assessor pedagógico na cidade” ou às duas vagas.
A documentação deverá ser enviada até dia 23 de abril de 2010.
O ISA entrará em contato até o dia 15 de maio de 2010 apenas com os candidatos selecionados na primeira fase (apreciação da documentação enviada). A segunda fase da seleção será uma entrevista.
Anexo o Edital das vagas para download:
Edital para contratação_ISARR_abril_2010.doc
|