|
Conferência Mundial de Cidades tem participação de fellows
A Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades - CMDC - ocorreu entre 13 e 16 de fevereiro em Porto Alegre. Entre os palestrantes, painelistas e oficineiros, estiveram vários fellows ABDL. O coordenador-executivo, Dalberto Adulis, falou, ao lado do consultor Cássio Martinho, no painel Ação em rede: dinâmicas emergentes de colaboração horizontal.
Os fellows presentes:
Tomás Moreira, da turma 9 do LEAD, apresentou o paper "La governance en matiere de logement a São Paulo: le conseil du fonds municipal du logement (Curitiba, Brasil). Luciana Brenner, do Redesenvolvimento 2007, fez a comunicação "O Monitoramento dos Indicadores do Milênio como incentivo para o atingimento das metas de desenvolvimento".
João Martins, do Pronord 2004 e membro do Conselho Diretor da ABDL, ministrou o mini-curso "Comunicação e rádio para a governança e democracia em cidades". Ele também participou da reunião mundial da CARE, ONG onde trabalha. Rodrigo Agostinho, da turma 10 do LEAD, falou no painel "Regularização Urbana como ferramenta para o Desenvolvimento das Cidades".
Mônica Mac Dowell, da turma 2 do Pronord, falou no painel "O Voluntariado e a sustentabilidade em cidades". Também neste painel, falou Cíntia Bonder, da turma 7 do LEAD. Ela, aliás, foi a coordenadora da mesa.
Veja mais no website do evento: www.cmdc2008.com.br
|
Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades: Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas no século 21:
A Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades é fruto de uma articulação, construção e realização que conta com a participação de inúmeras instituições nacionais e internacionais:
-
Associação Internacional de Prefeitos Francófonos;
-
¿Bogotá Cómo Vamos?;
-
BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento;
-
BIRD – Banco Mundial;
-
CARE Brasil;
-
CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos;
-
CIGU – Centro Internacional de Gestão Urbana;
-
CISDP – Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa;
-
Cities Alliance / Aliança de Cidades;
-
CNM – Confederação Nacional de Municípios;
-
CTS Brasil – Centro de Transporte Sustentável;
-
EXPO BRASIL Desenvolvimento Local;
-
FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul;
-
FLACMA – Federação Latino Americana de Cidades, Municípios e Associações;
-
Governance International;
-
Governo do Estado do Rio Grande do Sul;
-
Governo Federal do Brasil – Ministério das Cidades;
-
IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal;
-
Metropolis – Associação Mundial de Grandes Metrópoles;
-
Observatório das Metrópoles;
-
Oficina Municipal;
-
OIDP – Observatório Internacional de Democracia Participativa;
-
Peoples Movement for Human Rights Learning;
-
Prefeitura de Porto Alegre;
-
Prefeitura de Roma;
-
RED DETE-ALC – Rede de Desarrollo Económico Territorial y Empleo para América Latina y Caribe;
-
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura;
-
UNDESA – Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais;
-
UN-HABITAT – Programa da ONU para Assentamentos Humanos;
-
WRI –World Resources Institute e conta com o patrocínio das empresas Gerdau e Copesul.
Realização:
Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, de 13 a 16 de fevereiro de 2008.
Objetivo principal:
Captar a diversidade de iniciativas de inovação e transformação social que vêm surgindo nos últimos anos, criando um ambiente de reflexão coletiva, de discussão e apresentação de experiências, que permita uma abordagem da temática do desenvolvimento de cidades de modo mais orgânico ou sistêmico, focalizando, para tanto, quatro grandes temas centrais: 1) Direito à Cidade (Políticas Locais sobre Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos); 2) Governança e Democracia em Cidades (Experiências Inovadoras de Gestão e Participação Democrática); 3) Desenvolvimento Local em Cidades; e 4) Sustentabilidade e Cidade-Rede.
Destaque:
Como ponto alto da Conferência, ocorrerá uma ampla discussão sobre os critérios para inventariar boas práticas de governança e indução do desenvolvimento local em cidades inclusivas. A própria realização da Conferência já será uma oportunidade para mapear experiências inovadoras de gestão e participação democráticas em cidades, as quais serão convidadas a apresentar e debater suas iniciativas em múltiplos painéis e oficinas ao longo do encontro.
Público-Alvo:
Gestores públicos (prefeitos, vereadores e operadores de políticas públicas), acadêmicos e especialistas, lideranças comunitárias e, enfim, a todos os promotores governamentais, empresariais e sociais de experiências de participação democrática focalizadas em territorialidades urbanas e voltadas para a indução do desenvolvimento local em cidades.
Formato:
400 horas de atividades, distribuídas nos 4 dias do evento, em seis tipos de atividades: Mesas de Abertura, Conferências Magnas, Oficinas, Painéis, Comunicações e Minicursos.
|